Vila Nova de Gaia

Página 5 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir em baixo

Re: Vila Nova de Gaia

Mensagem  Arauto em Ter 16 Jun 2015 - 19:37



SER MOTOCICLISTA É UM ESTADO DE ESPÍRITO, PAIXÃO, LIBERDADE...
avatar
Arauto
Vice-Presidente

Mensagens : 5683
Data de inscrição : 13/08/2010
Localização : V. N. de Gaia
Marca: : BMW
Modelo: : RT

http://maxiscooters.wix.com/cmn-norte

Voltar ao Topo Ir em baixo

Gaia quer travessia pedonal exterior ao tabuleiro inferior da Ponte Luís I

Mensagem  Cristina Nogueira em Ter 23 Jun 2015 - 11:29


O presidente da Câmara de Gaia vai propor, no concurso da EP - Estradas de Portugal, uma travessia pedonal exterior no tabuleiro inferior da ponte Luís I.

O presidente da Câmara de Gaia divulgou esta segunda-feira que aquela autarquia vai propor a inclusão no concurso da EP – Estradas de Portugal de uma travessia pedonal exterior no tabuleiro inferior da ponte Luís I.

“Estamos a tentar introduzir uma travessia pedonal exterior ao tabuleiro”, afirmou hoje Eduardo Vítor Rodrigues, lembrando os ganhos “em termos de segurança, para além da componente turística” de tal intervenção.

O autarca, que defende a construção de “uma travessia externa dos dois lados do tabuleiro”, garante a viabilidade dos estudos de engenharia já feitos pelos serviços.

Segundo a Estradas de Portugal, responsável pelo tabuleiro inferior da ponte Luís I, a obra está atualmente “em fase de elaboração dos projetos de execução”.

No início de fevereiro o presidente da Câmara de Gaia defendia uma intervenção urgente no tabuleiro inferior da ponte Luís I e, em conjunto com o autarca do Porto, recusava apoiar financeiramente a obra que disse ser da responsabilidade da Estradas de Portugal.

Dias depois, a Estradas de Portugal anunciava um concurso público a ser lançado ainda este ano para as obras há muito esperadas e orçadas em 500 mil euros.

A 20 de março foi publicada em Diário da República a autorização de despesa para a contratação do projeto de execução da empreitada que visa a “reparação dos passeios, dos guarda corpos, juntas de dilatação e sistema de drenagem e do pavimento da via” e ainda “intervenções de reparação, tratamento e proteção” da travessia, disse então fonte da EP.

Numa nota enviada a 06 de fevereiro à Lusa, a EP salientava que “a manutenção do tabuleiro rodoviário da ponte Luís I apenas passou para a responsabilidade da empresa em março do ano passado”.

“De imediato a EP realizou uma vistoria ao tabuleiro inferior e nesta inspeção verificou a necessidade de intervenção”, referia a empresa.

FONTE: Observador
avatar
Cristina Nogueira

Mensagens : 2322
Data de inscrição : 09/06/2013
Localização : Fanzeres-Gondomar
Marca: : Suzuki
Modelo: : Burgman AN 650

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vila Nova de Gaia

Mensagem  LuisFCosta em Qui 25 Jun 2015 - 18:55

avatar
LuisFCosta

Mensagens : 443
Data de inscrição : 14/08/2014
Localização : Porto
Marca: : BMW
Modelo: : C650 GT

Voltar ao Topo Ir em baixo

S. Pedro!!!

Mensagem  Lima em Sab 27 Jun 2015 - 12:05



Quatro dias de festa em honra de S. Pedro

Felgueiras vai viver quatro dias de festa em honra de S. Pedro – entre os próximos dias 26 e 29 –, celebração tradicional no concelho.

As celebrações têm início na sexta-feira, ao fim da tarde, com o lançamento de foguetes e a abertura das tasquinhas; à noite realizam-se a entrega dos prémios do concurso “Pinta a Luz e a Solidariedade” e os espetáculos musicais “Vozes com Talento” (com artistas locais) e o “Master Jake”.

No sábado, a partir das 21h30, terão lugar, na Alameda, as muito apreciadas Marchas Populares, seguindo-se a sessão de fogo de artifício, a Festa da Juventude - “S. Pedro sai à rua” e animação com DJ’s.

Na tarde de domingo haverá o Festival de Folclore e à noite a receção e a atuação das Bandas de Música de Música de Felgueiras e da Lixa; depois cantará a dupla Miguel Gameiro & Polo Norte, seguindo-se a sessão de fogo de artifício, a Festa da Juventude - “S. Pedro sai à rua” e animação com DJ’s.

Na segunda-feira, feriado municipal, logo pelas 9h00, como é habitual, milhares de pessoas participarão no grandioso Cortejo das Flores, desde a cidade até ao monte de Santa Quitéria, e que culimará com a celebração da missa, pelas 12h00. De tarde, as Bandas de Música de Música de Felgueiras e da Lixa tornarão a abrilhantar a festa, com atuação nos coretos. As festas encerrarão com a Solene Procissão, pelas 17h00.

A Câmara Municipal disponibiliza durante os quatro dias da festa o transporte gratuito “Vaivém” desde o centro da cidade ao monte de Santa Quitéria.


___________________________________________________________________________
"NÃO COPIE, É MELHOR SER ÚNICO DO QUE SER COVER" smilee  semstress

Recado para um sapi...ups sapo que aqui anda nas cópias!

avatar
Lima
Sócios

Mensagens : 1884
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : Carvalhos / Alfândega da Fé
Marca: : Yamaha
Modelo: : X-MAX 250

Voltar ao Topo Ir em baixo

Sardinha da Afurada é para certificar

Mensagem  Cristina Nogueira em Ter 30 Jun 2015 - 11:02


Lata artesanal embrulhada em serigrafia valoriza comunidade piscatória

O Município de Gaia quer certificar a sardinha da Afurada e criar uma denominação de origem para dinamizar e valorizar a comunidade piscatória. O primeiro passo já foi dado com a apresentação da Lata da Sardinha da Afurada, no dia das Festas de S. Pedro.

"O que pretendemos com este projeto é dar início a um processo de certificação, que visa combinar uma especificidade e identidade local com um projeto que tem muito de empreendedor, inovador e internacionalista desta marca Afurada, da sardinha da Afurada e de Vila Nova de Gaia, contribuindo, também, para trazer mais gente a este lado do rio e valorizar as nossas identidades", afirmou Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia.

A Lata da Sardinha da Afurada, com uma edição limitada de 200 exemplares, confere mais-valias aos pescadores, às tradições e identidades locais, ao património histórico da freguesia.

"O que pretendemos é dar vida à sardinha da Afurada, prestigiando uma história, a história dos pescadores, do papel fundamental que tiveram para a vida e identidades desta comunidade e, depois, transformar este ato simbólico num momento de valorização de mais um património, material associado à própria sardinha, e imaterial com dimensão identitária", acrescentou o autarca.

A vontade de acrescentar mais-valias à freguesia está na origem, de resto, do convite feito pelo Município de Gaia ao arquiteto Siza Vieira para desenhar a futura Capela da Afurada. "Queremos um equipamento de excelência, um marco arquitetónico para esta zona tão bonita do concelho", disse o presidente da Câmara, realçando: "Nós marcamos o território e as suas gentes com dimensões simbólicas de valorização do espaço, através da conciliação de elementos modernos com as raízes e a tradição".

A essência identitária da comunidade piscatória esteve na origem da concepção da Lata da Sardinha da Afurada embrulhada numa serigrafia, da autoria dos criativos da We Came From Space, empresa apresentada pelo seu presidente, João Marino, como um projeto social de apoio a jovens criadores, uma plataforma de transferência de conhecimentos e investigação em áreas criativas e, ainda, uma incubadora de empresas.

A Lata de Sardinha da Afurada foi concetualizada a partir de pesquisas no seio da comunidade piscatória, onde foram "pescados" os valores, as identidades e as tradições. "Pretendemos preencher uma lata vazia, de caráter artesanal, com tudo que a aproximasse da terra", disse Alejandra Jaña, criadora da We Came from Space.

O ato simbólico associou-se às Festas em Honra de S. Pedro, no próprio dia do padroeiro, e contou com a presença do mestre Ramiro Lapa, presidente da comissão de festas. O pescador aproveitou a ocasião para anunciar o investimento de 170 mil euros, salientar como pontos altos a procissão e o fogo de artifício e enaltecer o apoio do Município de Gaia.

O mestre Ramiro Lapa, presidente da Festas de S. Pedro da Afurada, manifestou a sua satisfação pela homenagem simbólica aos pescadores e reconheceu publicamente o apoio do Município à festividade local.
avatar
Cristina Nogueira

Mensagens : 2322
Data de inscrição : 09/06/2013
Localização : Fanzeres-Gondomar
Marca: : Suzuki
Modelo: : Burgman AN 650

Voltar ao Topo Ir em baixo

A festa popular mais cara do país tem ponto alto este fim de semana

Mensagem  Lima em Sex 3 Jul 2015 - 9:44

O São Pedro, que anima a Afurada desde o dia 23, tem um orçamento de 170.000 euros. O fogo de artifício e a procissão, no próximo sábado e domingo, respetivamente, são os pontos altos da festa, mas há mais neste São Pedro da Afurada, com programação para todos os gostos e idades.

Na Afurada, não há despesa que se lamente na hora de contribuir para o São Pedro. Este ano, e para não fugir à regra de anos anteriores, a vila piscatória de Vila Nova de Gaia gaba-se de ter a “festa popular mais cara de todo o país”. O arranque foi esta semana, no dia 23, e a programação dura até 06 de julho, a próxima segunda-feira.

Como é tradição, a Comissão de Festas andou durante os últimos meses a bater a todas as portas da freguesia, e não só, para garantir a verba que permite colocar de pé o São Pedro. Ao todo, feitas as contas e somados todos os donativos, as contribuições populares renderam 170.000 euros. “E nem foi muito. É verdade que um pouco mais do que em 2014, mas a crise não deixa que se gaste tanto como já foi gasto no passado”, descreveu ao P24 Ramiro Lapa, o principal responsável pela Comissão.

O dinheiro foi recolhido de casa em casa pela Afurada fora, quase de mão em mão. “Todos contribuíram”, garante Ramiro Lapa, orgulhoso de ver uma terra mobilizada em torno de um “orgulho maior” mesmo em tempos de maior dificuldade. “Ninguém quis ficar de fora, como sempre. Particulares, comerciantes, ninguém fica indiferente e faz gosto em dar alguma coisa para o São Pedro. É a época mais importante do ano e as pessoas têm prazer em ajudar”, explica ao P24.

O São Pedro terá o seu ponto alto este fim de semana. No sábado, será lançado o tradicional fogo de artifício, um dos mais portentosos em Portugal, rival do fogo de São João e de outros do género em termos de aparato e duração. No domingo, terá lugar a procissão e a tradicional deposição de flores no rio Douro, sinal de respeito por quem faz da pesca vida e sustento. Afinal, a Afurada é vila de pescadores desde sempre. E é deles o São Pedro. Para todos.

Animação a rodos


Em noite de fogo de artifício, a Banda Lusa abre as hostes e o auge, adivinha-se, será quando chegar a vez de José Malhoa subir ao palco da festa, pelas 22h. A pirotecnia começa quando soarem as 12 badaladas.

O último dia, 06 de julho, está reservado para o concerto de Augusto Canário, pelas 22h, antes da largada de morteiros, que encerra a festa mais cara do país. Pelo meio, houve – há – zumba, quadras populares, muita música e animação, regatas e missas tradicionais, noites de karaoke e marchas populares. No São Pedro, só não vive quem não quer.


___________________________________________________________________________
"NÃO COPIE, É MELHOR SER ÚNICO DO QUE SER COVER" smilee  semstress

Recado para um sapi...ups sapo que aqui anda nas cópias!

avatar
Lima
Sócios

Mensagens : 1884
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : Carvalhos / Alfândega da Fé
Marca: : Yamaha
Modelo: : X-MAX 250

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vila Nova de Gaia

Mensagem  A.Pereira em Sex 3 Jul 2015 - 23:30

Amanhã é dia de festa alegria alegria
avatar
A.Pereira

Mensagens : 2150
Data de inscrição : 29/11/2011
Localização : Porto
Marca: : Honda
Modelo: : PCX

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vila Nova de Gaia

Mensagem  A.Pereira em Sab 4 Jul 2015 - 23:45

Estou na afurada e está um mundo alegria alegria
avatar
A.Pereira

Mensagens : 2150
Data de inscrição : 29/11/2011
Localização : Porto
Marca: : Honda
Modelo: : PCX

Voltar ao Topo Ir em baixo

Fogo de artifício encerra Santos Populares no Porto e em Gaia

Mensagem  Lima em Dom 5 Jul 2015 - 23:12

Terminaram os festejos dos Santos Populares. Na cidade do Porto, a última noite teve rusgas de S. João. Em Gaia, à meia-noite, houve fogo de artifício para assinalar o fim do S. Pedro da Afurada.

video


___________________________________________________________________________
"NÃO COPIE, É MELHOR SER ÚNICO DO QUE SER COVER" smilee  semstress

Recado para um sapi...ups sapo que aqui anda nas cópias!

avatar
Lima
Sócios

Mensagens : 1884
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : Carvalhos / Alfândega da Fé
Marca: : Yamaha
Modelo: : X-MAX 250

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vila Nova de Gaia

Mensagem  A.Pereira em Seg 6 Jul 2015 - 10:57

Foi espetacular ok alegria
avatar
A.Pereira

Mensagens : 2150
Data de inscrição : 29/11/2011
Localização : Porto
Marca: : Honda
Modelo: : PCX

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vila Nova de Gaia

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 5 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum